Prefeitura de Itacarambi promove capacitação de professores alfabetizadores


Por Vailton Ferreira.
A Prefeitura Municipal de Itacarambi por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início na noite  desta sexta-feira, 11, o curso de formação continuada para professores alfabetizadores da rede municipal de ensino. A capacitação acontece por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Nesta primeira etapa, o curso acontece na Escola Municipal Carmem Maria no centro de Itacarambi. O Vice-Prefeito Paulão e a Secretária da Educação Elisângela Lacerda e a Coordenadora do Curso, Rita de Cássia Pereira abriram o evento desejando boas vindas para os cursistas. O prefeito Ramon Campos não compareceu no evento porque se encontra viajando para Belo Horizonte resolvendo assuntos da prefeitura.
 A capacitação é destinada a 50 professores alfabetizadores do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, das  escolas da rede Municipal de ensino pertencentes o município  de Itacarambi. Neste ano, a formação será em Matemática e linguagens, com carga horária de 160 horas. Centenas de  alunos de até oito anos de idade serão beneficiados. O professores receberão uma bolsa de R$200,00 do MEC.
Conforme a coordenadora do PNAIC de Itacarambi, Rita de Cassia, o programa tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. “Os professores vão aprender a teoria no curso e a prática será aplicada no dia a dia, na sala de aula”, explicou.
Dos 50 professores cursistas, haverá duas orientadoras que prestarão um acompanhamento com as turmas. Joseane Pereira de Souza e Neyva Rodrigues Lacerda estarão orientandos as cursistas durante 10 encontros no ano de 2014

A formação no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa tem como principal objetivo refletir, estruturar e melhorar a ação docente, no cotidiano da sala de aula, no primeiro ciclo da alfabetização, sob a perspectiva do letramento. Através do uso e da divulgação dos recursos didáticos e literários do MEC, os cursos voltados para os professores alfabetizadores pretendem refletir, também, sobre o currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, definir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas áreas da leitura, escrita e matemática, e promover instrumentos eficazes de avaliação, considerando a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais.
                                50 professores compareceram no primeiro encontro do mês
                                material didatico fornecido no curso
                                         COORDENADORA LOCAL GABY

                                        VICE-PREFEITO PAULÃO
                                ORIENTADORAS JOSEANE E NEYVA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi