Jaíba sofre com criminalidade



Jaíba sofre com criminalidade

De um lado, a formação do maior projeto de cultivo irrigado da América Latina. De outro, a violência crescente combinada com a falta de estrutura em segurança pública. As duas situações são vivenciadas pelos moradores de Jaíba, no Norte de Minas, que não têm sequer uma cadeia ou um fórum para agilizar os processos de prisão. Na delegacia e no posto da Polícia Militar (PM), faltam viaturas para atender as ocorrências, e o déficit do efetivo passa de cem policiais.
“Tudo isso em um município que tem recebido cada vez mais imigrantes e empresas de fora, atraídos pela fruticultura”, pondera o presidente do Conselho de Segurança Pública de Jaíba (Consep), César Luiz da Silva. Só de janeiro a julho deste ano, a cidade já teve 11 homicídios, quase o total registrado em todo o ano passado – 13 assassinatos. A taxa foi de 3,27 mortes para cada 10 mil habitantes, índice que é, proporcionalmente, duas vezes maior que o registrado no mesmo período em Belo Horizonte, que teve 380 assassinatos e taxa de 1,6.
Já os crimes violentos em geral chegaram a 48 ocorrências, o que também se aproxima do total registrado em 2012 (51) e supera o de 2011 (47). Diante da situação, os moradores resolveram investir em soluções com recursos próprios. Das quatro viaturas da Polícia Militar que estavam estragadas, uma já foi consertadas e outras duas estão em manutenção. Duas motos também passaram pela revisão e já circulam.
As melhorias foram viabilizadas com apoio de associações e empresas. A Associação Regional de Proteção do Meio Ambiente (Arpa) fez doação de R$ 6.800, por meio de parceria com a Polícia Militar Ambiental, para reformar um carro da corporação. Já a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) fez um empréstimo de R$ 2.030 ao Consep para o conserto das duas motocicletas. “A PM estava rodando com uma viatura só, que tinha a roda quebrada. Não tinha jeito de a polícia trabalhar”, relatou Silva.
O comandante da 238º Companhia da PM de Jaíba, Ricardo Rondinele, diz que a situação melhorou com o apoio da comunidade. No entanto, a falta de efetivo e de uma comarca na cidade dificulta o trabalho. Atualmente, o município tem 22 policiais militares e nove civis, o que soma 31 agentes. Seguindo o parâmetro da Organização das Nações Unidas (ONU), que recomenda um policial para cada 250 habitantes, o déficit em Jaíba seria de 103 policiais.
Isso sem contar o policiamento no projeto Jaíba, que fica a cerca de 50 km da cidade e já concentra cerca de 25 mil pessoas, entre trabalhadores e residentes. “São cinco policiais para fazer frente a uma área enorme, com várias empresas e vilas. Não temos como manter o policiamento 24 horas”, alertou Rondinele.
Único delegado da cidade, Breno Itamar de Oliveira afirmou que o problema maior da Polícia Civil é a falta de cadeia, de fórum e de um centro para menores infratores. “É muito difícil reduzir a violência desse jeito. A gente prende, e logo o criminoso está solto”, concluiu o policial.
Por LUCIENE CÂMARA – Portal O tempo 

PM de Mirabela captura foragido da justiça
Um foragido da justiça foi preso na cidade de Mirabela no dia 13/08/13. Trata-se do Sr. J. S. R. N. 21 anos , conhecido nos meios policiais e com vários antecedentes criminais.
Foi montada uma operação com o objetivo de monitorar e prender o foragido. Durante alguns dias os militares fizeram vários levantamentos das residências as quais o foragido poderia estar se escondendo.
Aproveitando o princípio da oportunidade, após 04 horas de monitoramento, alguns militares acompanharam-no e logo após toda a equipe prenderam o Sr. Joaquim em uma residência no bairro Bela Vista.
No interior da residência estavam 06 pessoas, que dava cobertura ao Sr. Joaquim e monitorava a aproximação de viatura policial, além de outras pessoas que evadiram.
O foragido foi preso e encaminhado a Delegacia de Plantão da Polícia Civil em Montes Claros, onde ficou à disposição da autoridade policial





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi