INCÊNDIO EM MATA SECA DEIXA O AR POLUIDO NA CIDADE DE ITACARAMBI.


Por Vailton Ferreira
Quem mora em Itacarambi na rua Beira Rio  teve uma impressão diferente da cidade. Parecia que havia uma névoa branca atrapalhando a visão. Eram as queimadas que cobriram quase tudo de fumaça O ar na cidade Itacarambi, foi tomado por uma intensa nuvem de fumaça oriunda de vários lugares do outro lado do Rio São Francisco, a fumaça está irritando os moradores, quem mais sofre com os problemas respiratórios são as crianças e os idosos, várias pessoas ligaram para nossa redação reclamando. A noite a situação ficou pior porque a corrente de vento não conseguiu dissipar a fumaça que ficou pairada na cidade.
Ninguém sabe quem  provocou a queimada, por volta das 09h00 da manhã seguinte o vent conseguiu romper a fumaça na orla do rio.
       As queimadas são autorizadas pelo Ibama sob critérios técnicos, como os aceiros, por exemplo, que impedem a propagação do fogo além dos limites estabelecidos. Ao receber a autorização para a queimada, o proprietário da área é instruído sobre a melhor maneira de executar o trabalho. O Ibama também distribui material educativo sobre as queimadas em regiões onde essa prática é usual. Em situações especiais, o Ibama pode proibir as queimadas, o que não impede que elas ocorram de forma ilegal, provocando incêndios florestais.
Já em Itacarambi, perto da Comunidade da Vila Florentina, uma queimada desordenada vem queimando uma área extensa de floresta, consumindo vários hectares de mata seca desarticulando o progresso da mata, pode ter    matado   dezenas  de animais. O Um avião tem feito  um monitoramento da área para tentar amenizar a proliferação do incêndio. Já na cidade, as moradores não suporta a quantidade de fumaça que invadem as casas.     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno