Câmara Municipal de Itacarambi regulamenta a função dos taxistas

                                vereadores da Câmara Municipal de Itacarambi
                                dezenas de populares e taxistas lotaram o saguão da Câmara
                                logotipo da associação que utilizam placas de Itacarambi
Por Vailton Ferreira.
Foi aprovada em primeiro turno a Lei 028/13, que dispões sobre o serviço de táxis em Itacarambi. A votação foi realizada pela Câmara Municipal dos Vereadores na quarta-feira (23), durante a última sessão do legislativo antes do recesso. As atividades serão retomadas no dia 30 de outubro, quando a segunda votação da Lei deve ser feita. Na votação realizada nesta quarta, os vereadores debateram a questão da regulamentação dos taxista que trabalham hoje sobre liminar expedida pelo TJMG, deixando a categoria impaciente com a situação atual
Antes da votação, os vereadores  acirraram um debate  que pediam para deixar a primeira votação para próxima sessão, foi quando o vereador Zé de Horácio argumentou que há muitos anos os taxista vem lutando para a regulamentação da profissão, falou que era melhor votar naquela hora e não empurrar para outro dia, já o vereador  Bertão  pediu  vista do projeto para estudar melhor a situação, foi quando o vereador Emerson interpelou, dizendo que seria melhor  votar logo porque já estava cansado de ver a situação dos taxistas transferindo votos para outras ocasiões. O vereador Juvenal da Cemig, disse que não adiantava votar a regulamentação, porque mais tarde poderia perder porque no dia do leilão qualquer pessoa poderia tomar o lugar daqueles que não poderia pagar, ou seja uma pessoa de januaria, Manga ou outro lugar poderia obter o alvará de Itacarambi.
No momento vários taxistas que estavam na plateia ficaram irritados com a palavra de Juvenal e soltaram a farpa no vereador. Na ocasião, o Legislativo votaram a  regulamentação dos  taxistas. O total ficou 5 a 4, cinco favoráveis, três abstenções e um  contra. Os vereadores Juvenal da Cemig, Darcilia e Dimas brasileiro votaram na abstenção e o vereador Bertão votou contra o projeto.
Hoje no municipio de Itacarambi existem aproximadamente 22 taxistas cadastrados ativamente amparado por uma associação. A ATRI(Associação dos taxistas Rota Norte de Itacarambi) E  a ATI(Associação dos taxistas de Itacarambi) ambas criadas pela categoria. A Atri tem as placas dos  veículos de Itacarambi, já a” ATI” vem utilizando os seus veículos com placas do município de São João das Missões, inflamando a situação dos taxistas que lutam pela categoria. Enquanto isso o debate continua para chegar a uma conclusão.
Para o executivo, a situação ficará melhor depois que a lei for aprovada, ficará mais fácil debater com os taxistas na formação e expedição de novos cadastros.
O que é voto de abstenção?

Em Política, abstenção é o ato de se negar ou se eximir de fazer opções políticas. Abster-se do processo político é visto como uma forma de participação passiva. Também importante de referir que a abstenção eleitoral é uma atitude aceite por anarquistas e muitas vezes condenada por alguns democratas. Para todos os efeitos, a abstenção não deve ser encarada como recusa de participação e irresponsabilidade, mas sim como "cegueira social" desencadeada por fatores externos aos cidadãos, a qual num Estado dito "democrático" deveria ser analisada amplamente de forma a promover a inclusão social, e participação das populações na política.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno