Seca brava se alastra em Itacarambi e toda região Norte Mineira


Por Vailton e G1MG
Na cidade de Pai Pedro, no Norte de Minas Gerais, decreta estado de calamidade pública, a seca que assola aquela cidade já matou milhares de bovinos. Os agricultores estão desesperados. De acordo com o prefeito da cidade, Eujácio Rodrigues, na prática, isso significa que o município “não tem mais condições de andar com as próprias pernas”.
Ainda segundo o prefeito, os governos estadual e federal já reconheceram que o município não tem mais recursos, e chegou ao limite máximo de extrema pobreza. Em contrapartida, o gestor do legislativo espera que a situação de Pai Pedro provoque uma reação imediata do poder público.
“É uma ferramenta importante para que eles [governo] possam reconhecer e dar suporte para o município enfrentar essa seca. Precisamos de água antes de tudo, pois temos famílias passando sede aqui, sem acesso nenhum à água. Por isso, essa é a primeira ação que esperamos do poder público, porque a situação pode ainda piorar nos próximos 60 dias”, diz Eujácio.
Já em Itacarambi, as roças estão com capim todo seco, quem pode comprar ração tem como suprir a necessidade do rebanho, o pequeno produtor rural tem que se improvisar do jeito que pode para matar a fome dos animais. Com relação a água o abastecimento na cidade continua normalmente, na zona rural a situação já é diferente os riachos abaixaram os níveis das águas, é uma situação  mexe com o bolso de todos os produtores. Enquanto a chuva não aparece o jeito é rezar para Deus mandar chuva. Estamos com oito meses que não chove em todo o Norte de Minas.
O Denocs, através de recursos do governo federal, apoiou a uma demanda do Vidas Áridas e se comprometeu no ano de 2012 em disponibilizar cinco poços artesianos para a comunidade. Marco Antônio afirma que é preciso ter um olhar especial para com a situação do sertanejo norte-mineiro.
“Se todos os órgãos federais ou estaduais se unissem e fizessem um pouquinho, o sofrimento do povo seria amenizado. Basta deixar a política de ação e agir de forma calamitosa”, diz.
 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno