Escolas de Itacarambi comemoram o Dia da Consciência Negra



 Repórter Vailton Ferreira
Nesta quarta-feira(20) às  Escolas Josefino Barbosa(estadual) e a Escola Adélia Seixas(Municipal) comemoraram o Dia da Consciência  Negra. O evento teve várias apresentações desde dança africana até mesmo a demonstração de pratos típicos da culinária afro-brasileira. Na Escola Estadual   Professor Josefino Barbosa a culminância conseguiu levantar centenas de pessoas que superlotaram o pátio da escola.
A Escola Municipal Adelia Seixas usou a quadra poliesportiva do Caic, para apresentar a comemoração do Dia da Consciência Negra com muita  dança, pratos típicos, teatro e muitas atrações da cultura regional. A nostalgia da programação negra criou um cenário de cores na escola. Manifestando um protesto  contra o racismo no Brasil.
Dia da Consciência Negra
De acordo com a História do Brasil, Zumbi dos Palmares foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial, sendo líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas e, embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade.
No decorrer de toda sua juventude participou de várias lutas em favor do quilombo e com 25 anos de idade, tornou-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência, destacando-se pela grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares. Assim, por mais de 30 anos essa data é lembrada por ativistas do movimento negro, sendo incluída em 2003 no Calendário Escolar Nacional.
                                      fotos da E.E.P. J.BARBOSA

 

                           
                          
                           
                                                  FOTOS DA E. M. ADÉLIA SEIXAS
                             SECRETÁRIA ELISÂNGELA, RENATA, ROGÉRIA E AMIGA
                                PROFESSORA SOLANGE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno