Aécio Neves critica União por ‘desprezo a Minas’

POLÍTICA
O senador e presidenciável Aécio Neves (PSDB) criticou na última quarta-feira (26) o que chamou de desprezo do governo federal pela agenda que interessa a Minas no Congresso. Depois de adiada a votação do projeto de renegociação das dívidas de estados e municípios com a União, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, ele prometeu defender a votação, ainda neste ano, da proposta do marco regulatório da mineração.
A análise da matéria pelo colegiado ficou para 12 de março. O relator da proposta, Luiz Henrique (PMDB-SC), votou pela rejeição das emendas apresentadas por Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e manteve o teor da proposta aprovada pela Câmara em outubro de 2013.
“O governo do PT desprezou a agenda que interessa a Minas Gerais. Na questão federativa, a renegociação das dívidas dos estados, que era fundamental para que tivéssemos mais recursos para investir na segurança, na saúde, o governo, pela incompetência na gestão da política econômica, opta por tirar da pauta a renegociação da dívida, depois de acordo firmado com o ministro Guido Mantega”, reclamou Aécio.
O senador lembrou que desde 2008 deu sugestões ao projeto do Novo Código da Mineração, que possibilitaria o aumento dos royalties para estados e municípios. “Hoje, os estados e municípios mineradores, que têm áreas degradadas pela atividade mineral, têm um retorno absolutamente irrelevante”. Segundo ele, o projeto caminhou no Congresso e as próprias mineradoras concordaram com a mudança da alíquota de royalties, que passaria de 2% do resultado líquido para 4% do resultado bruto. “Na última hora, o que faz o governo? Com a sua maioria, impede que seja votada”.

O presidenciável criticou o número de obras atrasadas no estado e citou as ampliações do Aeroporto Internacional de Confins e do metrô de Belo Horizonte, “que no governo do PT não teve um palmo sequer de novas linhas”.(FONTE JORNAL HD)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi