O primeiro dia do Seminário de Turismo Sustentável em Itacarambi reúne várias autoridades e centenas de convidados.


Por Vailton Ferreira
No primeiro dia do Seminário de Turismo Sustentável que aconteceu na cidade de Itacarambi, realizado nesta quinta-feira(15) no Clube Recreativo. Teve uma pauta bastante recheada com muito discurso e debate efetuados pelas autoridades presentes. Já era quase 09:00 horas quando centenas de pessoas se aglomeraram no salão nobre do clube. Estudantes, professores, profissionais de turismo, prefeitos, secretários, vereadores e outras personalidades civis e militares estiveram no seminário.
A presença marcante foi dos Deputados da Assembleia Legislativa  do Estado de Minas Gerais: Carlos Pimenta, Adelmo Carneiro Leão – 3º vice-presidente da Assembleia e Luiz Henrique
Os deputados, tiveram a oportunidade de discursar e dispor suas opiniões referente o turismo sustentável existente na região do Norte de Minas inclusive em Itacarambi e Januaria. O foco mais discutido durante o seminário foi a questão da sustentabilidade do turismo. A escolha do tema do seminário deveu-se à proximidade de Itacarambi com o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, unidade de conservação federal de um valioso patrimônio geológico, arqueológico e da biodiversidade, criada ainda em 1999.
O deputado Adelmo carneiro enfatizou a questão do Rio São Francisco abordou temas como a regionalização e os aspectos mercadológicos do turismo, os desafios da preservação do patrimônio cultural da região, as perspectivas como atrativo turístico do Vale do Peruaçu e do Circuito Velho Chico e a possibilidade de interação entre elas e ainda a navegação e o turismo no Rio São Francisco.
 O Prefeito Ramon Campos discursou,  falando sobre a abertura das Cavernas do Parque do Peruaçu dizendo que é chegado o momento de dá o  ponta pé inicial na realidade de  alavancar o que queremos no Norte de Minas. “É hora de buscar uma maneira de ter mais visibilidades na questão do turismo sustentável da região. Falou sobre a grande oportunidade de ter agora batendo em nossas portas, sobre a questão da realização do Seminário de Turismo Sustentável. Completou dizendo que esta concentração não chama somente atenção do Brasil e sim do mundo inteiro”. Informou ainda que no dia 13 e 14 maio estará recebendo em nossa região um grupo de pessoas importantes que vão fazer uma vistoria no Rio São Francisco, rio Pandeiros  e no rio Peruaçu, visando mostrar o potencial turístico existente na região. Visando criar uma divulgação internacional, fechando uma parceria no potencial do turismo. E precisa desenvolver muitas politicas individualmente pelos municípios que podem se beneficiar com este evento, citando  Itacarambi, Cônego Marinho, Januaria, Pedras de Maria da Cruz para receber os turistas com mais potencialidade. Que tenha um atrativo para que eles ficam por aqui também.
 Informou ainda sobre a questão da orla da cidade de Itacarambi, que precisa passar por um projeto promissor. Completou dizendo que fará um aquário de pequeno porte para mostrar para os turistas as espécies de peixes existentes na Bacia do  rio São Francisco, que seja um ponto atrativo para atrair os turistas. Finalizou dizendo que já reuniu com todos os prefeitos da região e falou sobre a construção de uma ponte para que haja um acesso das pessoas de outras cidades até a região de Itacarambi e outras cidades.
Enfim, todas as autoridades conseguiram debater com palestra as questões existentes na região de Itacarambi. Nesta sexta-feira dia 16 o ultimo dia do Seminário ocorrerão, no Centro Vida e Arte de Itacarambi, oficinas com o intuito de proporcionar a troca de experiências e o compartilhamento de informações entre os especialistas convidados para o evento e donos de pousadas, restaurantes e bares, além de guias de ecoturismo, artesãos e grupos culturais da região.
   BARRACAS DE ARTESANATOS DA REGIÃO DE ITACARAMBI
     CENTENAS DE VISITANTES NO PRIMEIRO DIA DO SEMINÁRIO
    ALUNOS DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO
 OS SECRETARIOS(ROBERTO, CLEBIM E MARISE DIAS
 PAULINHO E OS SECRETARIOS DE TURISMO DE SÃO FRANCISCO E MONTALVANIA
   DEPUTADO LUIZ HENRIQUE E O PREFEITO DE CÔNEGO MARINHO
             SERGINHO DA EMATER E O EX-VICE PREFEITO CAICA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno