Equipe da Universidade Federal do Paraná realiza estudos na BR-135 entre Manga e Itacarambi

A Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), visitou os municípios de Manga e Itacarambi, em Minas Gerais, para estudar as estruturas geológicas da BR-135/BA/MG, um dos mais importantes corredores viários do Norte mineiro. 
A equipe formada pelo o cartógrafo do ITTI, Rodrigo Moro, pelo técnico em geofísica Robson Abreu, pelo Doutor em Geociências da UFPR, Pedro Faggion, e pelo geólogo da Universidade de Brasília (UnB), Anival Leite, visitou região específica, determinada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no município de Manga para investigar a existência de dolinas, que são depressões no solo. Nessa etapa foram realizadas coletas de dados de gravimetria e de nivelamento topográfico.
Em Itacarambi/MG, a região estudada foi indicada após prospecção geológica realizada no mês de maio por equipe técnica do ITTI. No local foram traçados outros dois perfis geofísicos para investigar possíveis cavidades subterrâneas e descrever a geometria do aquífero. Tais atividades fazem parte do processo de licenciamento ambiental da BR-135/MG/BA.


Licenciamento

Os trabalhos de licenciamento ambiental da BR-135/MG/BA, desenvolvidos pela equipe UFPR/ITTI, estão sendo desenvolvidas há dois meses e foram realizados para a detecção de estruturas geológico/geotécnicas associadas a relevos cársticos e as suas implicações em termos da estabilidade do terreno para suportar a implantação e pavimentação da rodovia.
Na primeira etapa, a equipe da UFPR/ITTI buscou o reconhecimento das estruturas mapeadas por meio da interpretação das imagens feitas pelo Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) com o objetivo de descobrir a existência de dolinas calcárias e para determinar a distância exata destas em relação ao eixo da rodovia.

Assessoria de comunicação
Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno