POLÍCIA FEDERAL PRENDE GRUPO CRIMINOSO QUE DESVIAVA RECURSOS DESTINADOS À CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS DE JANUÁRIA

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais, deflagrou na manhã de hoje, 30 de junho, a Operação exterminadores do futuro, com o objetivo de desarticular grupo criminoso que desviava recursos públicos de municípios norte mineiros, bem como ocultava a origem e propriedade dos bens adquiridos com as verbas desviadas.
A operação consiste no cumprimento simultâneo de 23 mandados judiciais, sendo 04 Mandados de Busca e Apreensão, 15 Mandados de Sequestro de Valores, Bens Móveis e Imóveis e 04 Mandados de Prisão Temporária.
Informações preliminares dão conta de que entre os presos, estaria um ex-Prefeito de Januária.
A quadrilha, formada por empresários, servidores públicos e agente político, atuante principalmente no município de Januária/MG, fraudava processos licitatórios, direcionando as contratações às empresas integrantes da organização criminosa. Tais empresas, diante da inexistência de conferência das medições das obras, com atuação na área de construção civil, emitiam notas fiscais sobre trabalhos não executados ou sobre serviços executados em completo desacordo com as especificações do projeto.
Assim, a quadrilha desviava e se apropriava dos recursos públicos destinados às necessidades mais elementares da população (educação). As licitações com suspeitas de irregularidades são a 127/2011 a 133/2011, todas direcionadas a uma mesma empresa.
Os presos responderão, na medida de suas participações, por crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, dentre outros. Se condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes ultrapassam 20 anos.
A operação policial tem por objetivo o combate aos desvios de recursos públicos destinados à construção e reforma de Unidades Escolares. As investigações demonstraram um desvio de pelo menos R$ 579.081,29. Por conta da má aplicação dos recursos, crianças e jovens estão à mingua à espera de uma educação de qualidade que não vem.
Comprovadamente, fazem suas necessidades fisiológicas “no mato” em razão das obras que não foram executadas. A perenização de ações corruptas, não obstante as inúmeras operações efetivadas para combater esse mal, exterminam completamente a perspectiva de um futuro melhor para o nosso país
.(FONTE ASCOM POLÍCIA FEDERAL)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi