PODE FALTAR ÁGUA NO PROJETO JAÍBA

por Queila Ariadne
 Esta semana será determinante para o destino do projeto de irrigação do Jaíba, no Norte de Minas. Na última quinta-feira, a Agência Nacional das Águas (Ana) determinou a redução da vazão da represa de Três Marias – que abastece o rio São Francisco, de onde sai água para irrigar 27 mil hectares de água plantada.
Quanto menos água sair do reservatório, menos água chegará no Norte e as bombas do sistema de irrigação, que já enfrentavam dificuldade com a vazão de 150 m³/s, agora, com os 140 m³, pode não conseguir mais captar.
“Por enquanto, o Jaíba continua, mas como ainda demora uns dias para avaliarmos o impacto da redução da vazão, vamos esperar. Se for preciso, vai ter racionamento”, explica o presidente da Ruralminas, Luiz Afonso Vaz de× Oliveira, que administra um dos dois distritos do projeto de irrigação.
O outro distrito é gerenciado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
O gerente da área de produção pela Codevasf, Paulo Roberto Carvalho, afirma que já está tudo pronto para iniciar o racionamento, caso seja mesmo necessário. “Mesmo com a redução da vazão de Três Marias, temos conseguido manter a captação de 15 m³/s, pois fizemos uma limpeza no canal de chamada que melhorou a captação. Enquanto permanecer nesse nível, dá para continuar. Mas, se esse nível cair, o racionamento pode começar”, explica Carvalho.
Se realmente for necessário, o plano é alternar os dias da irrigação. São mais de 2.000 produtores, que recebem água todos os dias. Com o racionamento, a água seria liberada um dia para o Distrito 1 e, no outro dia, para o Distrito 2.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi