Corby assina acordo com a Justiça de MG e vai devolver R$ 10 milhões

Valdivan Veloso Do G1 Grande MinasFACEBOOK
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Federal divulgaram nesta sexta-feira (28) um acordo de colaboração processual com Marcus Vinícius Cripsim, o Corby, condenado por fraude em licitação e por desvio e apropriação de recursos públicos. Com o acordo, Corby se dispôs a devolver R$ 10 milhões aos cofres públicos.
Corby foi preso em maio de 2013 na Operação Veredas, realizada para desarticular uma organização criminosa que atuava em três estados; Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. As investigações apontaram que a quadrilha, formada por empresários, servidores públicos e agentes políticos, fraudavam processos licitatórios direcionando-os para empresas da organização criminosa.
Em janeiro de 2014, Corby foi condenado a 12 anos de prisão, e cumpre pena na penitenciária de Francisco Sá. Com o acordo ele receberia benefícios.
Segundo a divulgação, o acordo prevê que o valor devolvido seja “revertido em execução de projetos e obras sociais nas áreas de educação, saúde e proteção à criança e ao adolescente nos municípios lesados”.
O advogado de Corby, Paulo Couto Ribeiro, confirmou a celebração do acordo de colaboração processual, mas alegou que não poderia falar sobre detalhes do acordo, pois o termo corre em segredo de justiça.
Por nota, Paulo Couto Ribeiro diz que o "acordo versa única e exclusivamente à restituição do erário dos supostos prejuízos ocasionados, inexistindo qualquer delação de terceiros".
O advogado não se manifestou em relação ao valor da restituição.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno