ESCOLA ESTADUAL “”JOSEFINO BARBOSA’’ DE ITACARAMBI FAZ CAMINHADA COM ALUNOS NO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

Por Vailton Ferreira
A Escola Estadual Professor Josefino Barbosa de Itacarambi, resolveu comemorar o Dia da Consciência Negra nesta quinta-feira(20) de uma forma diferente.  Realizou uma caminhada com todos os alunos. A concentração inicial se deu em frente a escola no período da manhã.
Usando uma fanfarra e dividindo em grupo em forma de pelotão vestindo camisas de varias cores e segurando faixas e cartazes centenas de  alunos caminharam pelas ruas da cidade indo até a prefeitura onde alguns alunos apresentaram uma dança de capoeira em seguida retornaram para a escola. Esta foi a maior manifestação dos últimos anos que a escola realizou neste dia, antes todas as programações eram realizadas no pátio do educandário. O que chamou atenção da população foi a integração de todos os alunos nesta manifestação.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno