NOTÍCIAS DA POLÍTICA DE NOSSA REGIÃO

Com informação do JN Notícias.
CRIAÇÃO DE SECRETARIAS: DEPUTADOS ADIAM APRECIAÇÃO DE PROJETO
Dois projetos de lei (PLs), do governador Fernando Pimentel, do PT, que modificam a estrutura administrativa do Estado foram baixados em diligência durante reunião, nessa terça-feira, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. As proposições em questão são o PL 5.706/15 e o PL 5.707/15. O pedido foi feito pelo relator das matérias, deputado André Quintão, do PT, com o objetivo de obter de secretarias de Estado mais informações sobre os conteúdos antes de apreciá-los. Um dos projetos cria mais três secretarias na estrutura do governo, além de desmembrar outra, visando abrir espaços para abrigar aliados.
Em relação ao PL 5.706/15, o pedido de diligência foi encaminhado para a Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais para esclarecimentos quanto às competências e à estrutura orgânica das novas secretarias. Essa proposição altera a Lei Delegada 179, de 2011 e cria secretarias e cargos, estabelece remunerações e modifica denominações.
SAMU ELEGE SUA NOVA DIRETORIA NA SEGUNDA
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) realiza na segunda-feira, 19/01, assembleia geral para a eleição do novo conselho diretor e fiscal. A eleição será às 10 horas, no auditório da Amams, em Montes Claros. O atual presidente, Ricardo Veloso, do PSDB, anunciou que não será candidato à reeleição. O Cisrun foi constituído em janeiro de 2010 e é responsável pela gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Norte de Minas, integrando 86 municípios da região.
Esta é a quarta eleição realizada pelo consórcio, que teve a primeira gestão de um ano (2010), presidida pelo prefeito de Brasília de Minas, Jair Oliva Junior, a segunda, no biênio 2011/2012, presidida pelo então prefeito de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga, e atual gestão (2013/2014), pelo prefeito de Bocaiuva, Ricardo Veloso, que foi vice-presidente nas duas gestões anteriores.
DEPUTADO CUMPRE AGENDA NO NORTE
O deputado federal Wadson Ribeiro, do PCdoB, inicia nesta sexta-feira a primeira agenda oficial do mandato no Norte de Minas Gerais. Até domingo (18), ele participará de encontros políticos e reuniões com autoridades, apoiadores do mandato e militantes do partido nas cidades de Montes Claros, Januária e Cônego Marinho. Desde o período em que esteve à frente da Secretaria Executiva do Ministério dos Esportes (2007), Wadson mantém estreita relação com municípios do Norte do estado através de programas sociais e de infraestrutura do esporte.
“Agora com o mandato queremos retomar essa agenda. Na semana passada me reuni com o deputado estadual Paulo Guedes, que assumiu o comando da Sedinor [Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais], e coloquei o nosso mandato à disposição da região”, afirmou Wadson.
SEM ORÇAMENTO, PROGRAMAS PARAM
Sem conhecimento da real situação financeira do Estado, o atual governo enfrenta dificuldades de toda ordem. O quadro fica mais complicado a partir do momento que o projeto que detalha os gastos e investimentos do governo não foi aprovado pela Assembleia Legislativa em função de manobra da própria base de Fernando Pimentel, do PT, que não quis aprovar o documento elaborado pela gestão do PSDB.
A demora, no entanto, representa a paralisação de programas que estavam em andamento e impede que os projetos da gestão petista sejam colocados em prática. Isso porque, como o orçamento não foi aprovado, o governo tem que operar com o chamado duodécimo – 1/12 do orçamento do ano anterior por mês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi