Pular para o conteúdo principal

Mais de R$ 600 milhões serão utilizados para combater a seca no Norte de Minas

Seca no Norte de Minas

Hoje em Dia*


Frederico Haikal
Seca no Norte de Minas
Nada menos do que 125 municípios mineiros já decretaram situação de emergência em decorrência da chuva. Do total de cidades afetadas, mais da metade (65) estão localizadas no Norte de Minas, conforme o balanço divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). 
 
Na tentativa de combater a seca na região, o Governo de Minas anunciou nesta quinta-feira (26) que vai agilizar a aplicação de aproximadamente R$ 600 milhões já disponibilizados pelo Governo Federal para a região mais afetada do Estado. 
 
A decisão foi anunciada em Montes Claros durante encontro da equipe do Governo de Minas Gerais com prefeitos e lideranças de mais de 80 municípios do Norte de Minas, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). 
 
Durante o encontro, a presidente da Copasa, Sinara Meireles, voltou a ressaltar a necessidade de a população evitar o desperdício de água, uma vez que não se tem previsão de como será o comportamento do clima nos próximos meses. Ela lembrou que o problema da falta de água já é uma questão bem conhecida da realidade do Norte de Minas e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri.
 
 Calamidade pública
 
Prefeito de Francisco Sá, Denilson Rodrigues, foi um dos dez administradores municipais a expor os problemas causados pela seca. A cidade, que não é atendida pela Copasa, está em estado de calamidade pública desde meados de janeiro, enfrentando o racionamento, pois a barragem do Rio São Domingos, que abastece o município, encontra-se com 5% de sua capacidade. "Precisamos de ações rápidas e emergenciais para enfrentar esse problema, que também afetou a economia local, com perdas de pastagens e de rebanhos", afirmou.
 
 Teófilo Otoni
 
Antes da reunião de Montes Claros, a equipe de governo havia realizado encontro com lideranças dos vales do Jequitinhonha e Mucuri em Teófilo Otoni para debater o mesmo tema. O evento reuniu dezenas de prefeitos e vereadores da região, além de autoridades locais e representantes de diversos órgãos ligados ao meio ambiente. 
 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno