Pular para o conteúdo principal

Minas vai contratar brigadistas para combate a incêndios florestais

Minas vai contratar brigadistas para combate a incêndios florestais

Hoje em Dia

Eugênio Moraes/Arquivo/Hoje em Dia
Incêndio Serra do Cipó
Brigadistas tentam debelar chamas, mas enfrentam mato alto e locais de difícil acesso
O Governo de Minas anunciou nesta quinta-feira (12) que irá contratar brigadistas para atuarem como brigadistas em prevenão e combate aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação (UCs) em Minas. A decisão foi tomada já pensando no período de estiagem que se aproxima e que, historicamente, são registradas aumento de queimadas.
Conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), os profissionais serão contratados por um período de cinco meses, que podem ser prorrogável. No total, serão disponibilizadas 408 vagas, sendo 340 para brigadistas e 68 para líderes de brigada. Os contratados terão que cumprir carga horária de 40 horas semanais, conforme demanda das UCs. A remuneração é de R$ 1.126,92 para brigadista e de R$ 1.229,37 para líder de brigada.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no período até a próxima terça-feira (17), exclusivamente pelainternet. Podem participar candidatos maiores de 18 anos, que estejam em dia com suas obrigações militares e eleitorais, além de atender a outros requisitos definidos no edital.
O processo de seleção dos candidatos será realizado em três etapas: inscrição, curso de formação de brigada e teste de aptidão e de habilidade no uso de ferramentas agrícolas. Os resultados parciais e finais do processo seletivo serão disponibilizados no site da Semad, nas UCs e locais de atuação constantes no edital.
 
Incêndios
 
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registrou o maior número de queimadas em janeiro e fevereiro desde 1999. Foram registrados nos dois primeiros meses deste ano 6.948 focos de incêndio, 66% maior que o verificado no ano passado e quase 100% superior à média histórica para o período.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi