VÁRIAS PREFEITURAS DO NORTE DE MINAS SÃO ALVOS DE INVESTIGAÇÃO E RECEBEM A VISITA DE POLICIAIS.

POR VAILTON FERREIRA COM INFORMAÇÃO DO  Do G1 Grande Minas
Na  manhã desta quinta-feira (5) 19 municípios do Norte de Minas receberam a visita da Policia Civil e do Ministério Publico. Os agentes chegaram logo no período da manhã nas cidades cumprindo mandados de busca e apreensão. Os servidores que chegaram para trabalhar na prefeitura de Montes Claros tiveram que esperar por uma hora até que a entrada fosse liberada. Policiais civis estavam nas portas e impediram que os funcionários tivessem acesso ao prédio. Isso porque a sede do Executivo foi alvo de um mandado de busca e apreensão que estava sendo cumprido durante a operação Catagênese, que investiga fraudes na aquisição de combustíveis.
As autoridades
A Justiça expediu 67 mandados, que foram cumpridos em Almenara, Augusto de Lima, Bandeira, Bocaiúva, Bom Jesus do Galho, Botumirim, Felixlândia, Frei Inocêncio,Gameleiras, Glaucilândia, Ipiaçu, Matipó, Minas Novas, Montes Claros, Santa Fé de Minas,São José da Lapa, São Lourenço, Tapira e Vespasiano. As ordens judiciais também têm como alvos postos de combustíveis e empresários.
O Ministério Público Estadual e a Secretaria Estadual de Fazenda estimam que os prejuízos aos cofres públicos possam chegar a R$ 20 milhões.  As investigações começaram em 2013. Cerca de 500 servidores do MP, da Receita Estadual e da Polícia Civil participaram da operação.
Segundo o MPMG,  o grupo criminoso é formado por empresários proprietários de postos de combustíveis e os funcionários deles, além de agentes públicos municipais. Eles atuavam em todo Estado, de forma independente.

A fraude
As investigações apontaram que a fraude ocorria de duas maneiras, quando o consumidor abastecia e não exigia  a nota fiscal, o documento ficava pendente no software que o emite, e estava sendo descarregado no CNPJ da Prefeitura, neste caso é como se o abastecimento fosse recebido duas vezes pelo posto. A outra forma ocorre quando o funcionário do estabelecimento, mesmo após entregar o cupom ao cliente, faz o cancelamento do documento, que passa a ter o status de pendente no software e pode ser novamente utilizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi