Artesã do Vale do Jequitinhonha foi premiada com a Medalha da Inconfidência

A solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, que aconteceu na última terça-feira (21/4) homenageou mineiros de destaque que contribuíram com o desenvolvimento do estado e do país. Entre eles estava a dona Izabel, bonequeira do Vale do Jequitinhonha que mudou a realidade da sua região através da arte.
Izabel Mendes da Cunha nasceu na Fazenda Córrego Novo município mineiro de Itinga, em 1924. Desde a infância, dona Izabel já criava pequenas figuras de barro, imitando sua mãe que se dedicava à produção de panelas de cerâmica.
Mudou-se ainda jovem para Santana do Araçuaí, hoje município de Ponto dos Volantes, no Vale do Jequitinhonha-MG, onde se casou e teve 4 filhos.
Quando adulta, passou a fazer peças utilitárias com o barro, e as vendiam nas feiras da região. Quando ficou viúva começou a modelar outros tipos de peças, como animais e bonecas de barro para ampliar a produção e ajudar no sustento da casa. Nos anos 70, incentivada por um cliente francês que visitava a região, passou a se especializar nas bonecas. 
Usando a inspiração da realidade local fazia casais de noivos, com o homem vestido de terno e a mulher vestida de branco, bonecas de janela, que são as marcas de seu trabalho.
As peças de dona Izabel logo ganharam fama nas feiras da região. Ela ensinou o ofício à família, depois moradores de Santana do Araçuaí.  
Com o passar dos anos, familiares se organizaram para criar a escola de cerâmica e a Associação dos Artesãos de Santana do Araçuaí que hoje  mantém uma loja para a venda das peças.
Atualmente as bonecas de dona Izabel são peças altamente valorizadas no mercado da arte e vendidas em todo Brasil e alguns países do mundo. Seu estilo passou a representar a região pelo mundo. A artesã faleceu em outubro do ano passado aos 90 anos de idade. (ASC0M SEDINOR)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi