FRUTA ‘’CABEÇA-DE-NEGRO’’ É VENDIDO NA FEIRA DE ITACARAMBI

Por Vailton Ferreira
Depois do Pequi, agora é a vez da fruta cabeça-de-negro, nome popularmente conhecido no cerrado do Norte de Minas. Começa a ser vendido nas feiras de nossa região. Em Itacarambi os feirantes aderiram a venda desse fruto. O araticum-do-cerrado (Annona crassiflora), da família Annonaceae, é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, popularmente chamada de marolo, cabeça-de-negro ou bruto. Outros frutos que pertencem à família Annonaceae têm forma parecida com o araticum-do-cerrado, como a ata, também conhecida como pinha ou fruta-do-conde. O nome araticum vem do tupi e significa “fruto mole”.
                                   REPÓRTER VAILTON SEGURA A FRUTA.
O cheiro agradável e muito forte identifica a presença desta fruta. Muitas pessoas tem comprado, mas tem reclamado do preço cobrado pelos feirantes. Tem fruta que custa até R$ 4,00 reais a unidade. Deixando o cliente um pouco assustado com a alta do preço. Em algumas bancas da Ceasa de Itacarambi o preço do Araticum subiu devido o transporte que fica muito distante da cidade e a colheita da fruta ficou um pouco comprometida devido a falta de chuva que tem assolado a região.
O araticum-do-cerrado é um fruto grande, que apresenta polpa adocicada, rica em ferro, potássio, cálcio, vitamina C, vitamina A, vitamina B1 e B2. Com relação às polpas ocorrem dois tipos de frutos: o araticum de polpa rosada, mais doce e macio; e o araticum de polpa amarelada, não muito macio e um pouco ácido.
Infelizmente muitos araticunzeiros estão sendo arrancados em razão do desmatamento. Como a semente demora muito para germinar (em torno de 300 dias), corre-se o risco de não haver mais essa árvore, típica do cerrado, sem o cultivo humano.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno