Garantia-Safra 2014/2015 começa a ser pago no município de Itacarambi

Mais de 478 agricultores do município de Itacarambi começaram a receber o pagamento de R$ 850 relativo ao seguro garantia-safra por quebra de produção entre 2014 e 2015.O técnico da EMATER Sergio Veloso da Fonseca disse que o  benefício é concedido para os agricultores que têm renda de até 1,5 salário mínimo e sofreram prejuízos de até 50% da produção por quebras nas lavouras, em consequência da seca. Cada beneficiário receberá o valor de R$ 170, correspondente à 1ª parcela de um total de quatro. As demais parcelas serão pagas nos meses subsequentes. Os pagamentos serão feitos nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.
Uma fila de agricultores se formou no escritório da EMATER, e Sérgio falou ainda que a Prefeitura Municipal ajuda também no pagamento desta Garantia-Safra, para ele é uma forma de ajudar os o pequeno agricultor.

O que é o Garantia Safra

O Garantia Safra foi criado em 2002 e está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Esse benefício social garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.
Sua área de atuação inclui os municípios da região Nordeste, do estado de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Os recursos para o pagamento dos benefícios provêm das contribuições dos agricultores (taxa de adesão), dos municípios, dos estados e da União, que, juntas, formam o Fundo Garantia Safra (FGS), administrado pela Caixa desde outubro de 2003.
O programa é destinado a agricultores familiares cuja renda média bruta mensal nos 12 meses que antecederam a inscrição não supere um salário mínimo e meio, excluídos os benefícios previdenciários rurais.
Para ter direito aos recursos, é necessário aderir ao programa, o que deve ser feito sempre antes do plantio. No instrumento de adesão, deverá constar a área a ser plantada com feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão. Essa área deve ser superior a seis décimos de hectares e inferior a dez hectares.

Por Vailton Ferreira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno