FORÇA TAREFA É MONTADA EM ITACARAMBI PARA COMBATE À PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE


: www.itacarambi.mg.gov.br
A chegada da chuva acende o sinal de alerta contra a dengue e, em Itacarambi, para repetir o sucesso do trabalho de prevenção dos dois últimos anos, baseado na Resolução SES/MG nº 5.101, de Dezembro de 2015, a Administração Municipal em parceria com a Secretaria de Saúde e Coordenadoria de Vigilância Ambiental montaram diversas medidas de prevenção ao combate e proliferação do mosquito Aedes Aegipty.
No município, além dos Agentes de Endemias e Agentes de Saúde das equipes do Programa de Saúde da Família, mais 10 agentes foram contratados emergencialmente para reforçarem o trabalho de prevenção e controle da Dengue. Os trabalhos iniciaram nesta terça-feira (12) e a duração desta força tarefa está prevista para os meses de janeiro e fevereiro, com a proposta de visitar todos os domicílios residenciais e instalações públicas e privadas. As agentes contratados foram capacitados pela equipe de vigilância ambiental e atenção básica. Além dos trabalhos nos domicílios, serão realizadas atividades de educação em saúde com a comunidade voltada para a prevenção e controle da Dengue, Chikungunya e Zika.

Para a secretária de Saúde, Marisa Dias, o trabalho é árduo, mas é importantíssimo. “Quanto mais prevenimos a proliferação do mosquito, mais estamos prevenindo que casos mais graves aconteçam como é o caso da microcefalia. A ação mais efetiva para se evitar a transmissão de zika, chikungunya ou dengue é eliminar os focos do Aedes aegypti. E as pesquisas nos mostram que cerca de 80% dos focos do mosquito estão nos domicílios. Dessa forma, é indispensável que toda a população se mobilize e, cada um faça a sua parte neste combate”, diz a secretária.
As ações rotineiras no município de combate ao mosquito da dengue estão em execução de forma acentuada, entre elas, a remoção de criadouros e fiscalizações e capina de terrenos com potencial para armazenar focos do inseto. De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental, Dílson Aparecido Mendes Filho, ao longo de todo o ano, as ações são ininterruptas, porém, com uma intensidade maior durante os períodos de maior incidência da dengue, que é o período de chuva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno