Itacarambi cria força tarefa de ações no combate à dengue, zika e chikungunya.

A Prefeitura de Itacarambi através da Secretaria Municipal de Saúde deram início aos trabalhos de intensificação ao combate do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A solenidade da reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (12) na Coordenadoria Vigilância em Saúde.  Vários setores da saúde estiveram presentes no evento. Todos os Agentes Comunitários de saúde e os agentes de endemias compareceram. O Coordenador Dílson Aparecido Filho expos os trabalhos onde todos os agentes trabalharão em conjuntos nesta força tarefa no combate ao mosquito da Dengue.
Durante a reunião, Dílson qualificou todos os agentes de como deve ser as visitas nas residências do município. Um Datashow foi repassado aos servidores ensinando em etapas de como abordar um morador durante as visitas.
                                                                          coordenador Dilsim
Aproximadamente 50 agentes sairão nesta quarta-feira (dia 13/01) para visitarem cerca de sete mil residências. A força tarefa será monitorada pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e pela GRS de Januária. Todo o trabalho terá duração de dois meses (janeiro e fevereiro) tudo isso para evitar a proliferação do mosquito.
A meta da prefeitura é incentivar toda a população na luta contra a dengue, com esta força tarefa criada todos os quintais serão vistoriados pelos agentes e com certeza o objetivo é desenvolver ações destinadas ao controle do vetor e reduzir a incidência dessa doença. 

Comitê Estadual
O Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à dengue, chikungunya e zika vírus foi lançado pelo governador Fernando Pimentel e pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, no dia 29 de dezembro de 2015, no Palácio da Liberdade. O comitê foi acertado após orientação do governo federal em reunião realizada pela presidenta Dilma Rousseff com os governadores de todos os estados, e visa aperfeiçoar as ações de controle e combate ao vetor e abrange representantes de diversas secretarias e instituições do estado. De acordo com anúncio do governador Pimentel, estão previstos investimentos da ordem de R$ 30 milhões, provenientes do orçamento da Secretaria de Estado de Saúde, para que os municípios possam reforçar as ações dos agentes de endemias, dos agentes comunitários de saúde (ACS), das equipes de saúde da família e as ações de assistência.
Coordenadoria de comunicação
              Vailton Ferreira



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno