Com crise, prefeitos temem LRF e impacto eleitoral

AMM
As dificuldades em atender a Lei de Responsabilidade Fiscal em meio à crise foi o tema principal da abertura do 33º Congresso da Associação Mineira dos Municípios (AMM). A situação é especialmente preocupante para os prefeitos por ser um ano eleitoral.
O presidente da entidade e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio (PMDB), afirmou que muitos de seus pares vão enfrentar problemas nas eleições. “A maioria dos prefeitos vai ter dificuldades porque não tem condições de fazer aquilo que a população cobra e isso reflete diretamente no processo eleitoral”, afirmou. Ele lembrou que uma pesquisa feita pela AMM mostrou que 74,2% dos prefeitos não vão conseguir fechar as contas neste ano.
O chefe do Executivo de Belo Horizonte e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Marcio Lacerda (PSB), questionou a falta de clareza na lei de responsabilidade fiscal em relação aos restos a pagar. Ele acredita que a falta de uma definição clara sobre o tema gera instabilidade. “Isso cria uma insegurança jurídica que não termina esse ano porque, enquanto estas contas não forem aprovadas, o prefeito estará sempre em uma posição muito insegura”, declarou.
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT) destacou que o andamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), apoiado justamente na responsabilidade fiscal, abre um precedente perigoso. “Se tiver o mínimo de isonomia constitucional, vão ter que cassar todos os prefeitos e governadores”, afirmou.
O vice-governador Antônio Andrade participou do encontro e defendeu a flexibilização da lei. “Os Executivos não podem ser sacrificados por uma lei que é muito rígida”, defendeu, lembrando que o momento econômico e a queda de arrecadação impõem complicações para fechar as contas. “Pimentel está fazendo um grande esforço para cumprir a lei e acho que ele vai conseguir”, contou.
O encontro ocorre no Expominas, em Belo Horizonte, e vai até amanhã.(JORNAL O TEMPO)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno