Prefeitos de Minas se unem contra a crise

O presidente da AMM, Antônio Júlio (Pará de Minas), defende uma flexibilização da LRF devido à queda de arrecadação
Mais da metade dos prefeitos mineiros poderão terminar 2016 na lista de políticos ficha-suja. O diagnóstico de pesquisa encomendada pela Associação Mineira de Municípios (AMM) aponta que 74,2% das prefeituras mineiras terão dificuldade de cumprir a Lei de Responsabilidade de Fiscal devido às quedas drásticas de arrecadação e de repasses do governo federal. A retração média nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) às cidades da Grande BH foi de 56% só nos primeiros quatro meses do ano, segundo dados do Tesouro Nacional. Para buscar soluções para o problema e propor flexibilizações na Lei de Responsabilidade Fiscal, prefeitos de todas as regiões do Estado vão se reunir, de hoje a quinta-feira (5), no 33º Congresso Mineiro de Municípios, realizado no Expominas. 
O objetivo, segundo o prefeito de Pará de Minas e presidente da AMM, Antônio Júlio (PMDB), é dialogar com os tribunais de contas para que centenas de prefeitos não sejam penalizados injustamente por não cumprirem formalidades da lei. “O FPM teve uma redução de quase 30% nos últimos três anos, enquanto a despesa dos municípios, no mesmo período, aumentou mais de 40%. Houve reajuste do salário mínimo e o governo federal, irresponsavelmente, deu aumento do piso nacional do magistério sem nenhum novo repasse”, critica.Minas, avalia o prefeito, a situação mais dramática é a do Norte do Estado devido à dependência das prefeituras dos repasses federais. “Em muitas dessas cidades, a única empresa que geradora de renda e empregos é a própria prefeitura. Hoje a despesa se descolou completamente da receita, o que piora toda situação”. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, afirma que muitos municípios estão sem capacidade de honrar seus compromissos financeiros com a União e têm as transferências constitucionais retidas. Segundo levantamentos da própria confederação, mais de três mil deles tiveram algum percentual de seus repasses retido pela União no ano passado.(JORNAL HD) 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno