Belezas do Velho Chico

Parceria entre empresários e poder público busca mobilização do turismo em Pirapora e Buritizeiro
 
 Pirapora tem grande potencial turístico (Foto: Ivan Rodrigues)
Pirapora e Buritizeiro possuem uma grande variedade de atrações turísticas, mas ainda pouco exploradas. Entre os atrativos estão as belezas do Velho Chico e o Vapor Benjamin Guimaraes (única embarcação em atividade no mundo, movida a vapor de lenha, e tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural da cidade e do Brasil), a gastronomia e o artesanato, com destaque para as carrancas do São Francisco.
Uma série de atividades foram implantadas nessas cidades para aproveitar as belezas naturais e alavancar o turismo, para alavancar atividades envolvendo toda a cadeia do setor, como bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis.
Um diagnóstico, feito por meio de uma consultoria do Sebrae, detectou que a região tem um vasto campo a ser explorado com o turismo cultural. Atividades como a Sinfonia do Velho Chico, que acontece mensalmente no interior do Vapor Benjamin Guimarães, grupos folclóricos e toda a história do Rio São Francisco são exemplos de que a cultura regional pode ser mais trabalhada.
“Já existe uma parceria entre a iniciativa privada e o poder público: ambos se reúnem semanalmente para alinhar as ações e definir quais atividades devem ser executadas. Um grande exemplo desta união foi a realização do carnaval e do festival gastronômico em Pirapora este ano. Os empresários enxergaram a necessidade de incrementar o turismo e o Sebrae oferece suporte com consultoria e capacitação”, destaca o analista do órgão Wanderson Rodrigues.

A proposta do Sebrae é buscar novos parceiros e melhorias para o setor (Foto: Ivan Rodrigues)
Como o interesse é comum, pessoas envolvidas no processo de reestruturação do turismo criaram um grupo intitulado “Nosso Turismo” e usam selo e camisetas alusivas ao tema. A proposta é buscar novos parceiros e melhorias para o setor. “A região tem um grande potencial turístico e essa parceria com o Sebrae Minas veio solidificar e profissionalizar”, avalia a diretora interina da Empresa Municipal de Turismo (Emutur), Ingrid Valverde.
Após um diagnóstico foi elaborado um plano de ação contendo eixos principais a serem desenvolvidos como infraestrutura, sustentabilidade e legislação. Esses temas são discutidos e avaliados a cada reunião. Todo o trabalho de implantação do projeto estima um período mínimo de três anos.
Resultados
Marcelo Ribeiro é proprietário do Hotel Canoeiros, o mais tradicional de Pirapora, localizado às margens do Velho Chico. Ele enfatiza que a parceria com o poder público e a ação do Sebrae Minas conquistaram resultados positivos não só para o seu empreendimento, mas também para a cidade. “Conseguimos com o envolvimento de todos iluminar a ponte Marechal Hermes e tivemos papel fundamental no carnaval deste ano. No meu hotel percebo um retorno positivo dos hóspedes quanto a melhoria do nosso atendimento. Estou confiante no crescimento do turismo na região”, declara o empresário.

Gazeta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi