Prefeitura realiza exames de mamografias para mulheres acima de 50 anos.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
‘’O trabalho preventivo que salva vidas é feito em um consultório móvel no centro da cidade’’
A Prefeitura de Itacarambi, por meio da secretaria municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais estará realizando durante duas semanas, exames preventivos contra o câncer de mama, na Rua Januária ao lado do Ambulatório Central, no centro da cidade. Os exames são feitos em um consultório que fica dentro de um caminhão. Mulheres entre 50 e 69 anos de idade podem fazer o procedimento e para isso devem fazer um pré-agendamento junto as Unidades de Saúde mais próxima de casa ou no Centro de Atenção à Saúde da Mulher Para o atendimento, as mulheres devem comparecer á unidade móvel, com o formulário de requisição de mamografia devidamente preenchido pelo profissional de saúde. Toda paciente deverá apresentar carteira de identidade e cartão SUS atualizado.
A expectativa é de que cerca de 50 exames sejam realizados por dia. Além do importante trabalho de prevenção da doença, o trabalho tem como objetivo chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e para a importância do diagnóstico precoce. Para a Prefeita Doutora Nívea que também é medica, sabe que este tipo de exame é fundamental para as mulheres de Itacarambi e ficarão monitorando de perto o atendimento das pacientes durante essas duas semanas em que o caminhão móvel permanecerá na cidade.
Programa Estadual do Câncer de Mama
O Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama possui uma série de diretrizes para ampliar o acesso das mulheres entre 50 e 69 anos aos exames de mamografia de rastreamento para detecção precoce da doença.
Esse grupo, caso esteja sem sintomas, por exemplo, não precisa passar por uma consulta médica para ter acesso ao exame. As mulheres nessa faixa etária podem solicitar o encaminhamento na Unidade Básica de Saúde sem a realização da consulta e o agendamento pode ser feito na mesma unidade.
A recomendação é que as mulheres que tiveram resultados normais na mamografia realizem o exame a cada dois anos. Para as mulheres que estão fora dessa faixa etária é ofertada a mamografia diagnóstica, caso haja indicação da equipe de saúde, conforme suspeita clínica.

Por Vailton Ferreira.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e tabela
A imagem pode conter: 1 pessoa, tela
A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno