Jovens podem reservar vagas no transporte coletivo interestadual e a emissão gratuita da Carteira de Identificação Estudantil para estudantes.

O Programa Identidade Jovem lançou oficialmente, em 6 de dezembro de 2016, a Identidade Jovem (ID Jovem), documento virtual de identificação para jovens de baixa renda. Este cartão garantirá o benefício da meia-entrada para acesso a eventos artístico-culturais e esportivos, bem como a reserva de vagas no transporte coletivo interestadual e a emissão gratuita da Carteira de Identificação Estudantil para estudantes.
A ID Jovem é disponibilizada gratuitamente pela internet, no site da Caixa Econômica Federal, acessando https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/, e por meio do aplicativo da ID Jovem para smartphones, disponível para Android, IOS e Windows Phone.
Para solicitar a ID Jovem, é preciso cumprir os requisitos do programa: possuir de 15 a 29 anos de idade, estar inscrito no Cadastro Único, ter renda familiar total de até dois salários mínimos e estar com dados atualizados há pelo menos 24 meses no Cadastro Único.
Cumpridos esses requisitos, o jovem pode fazer o download do aplicativo no seu smartphone ou acessar o site da ID Jovem (https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/). Em seguida, deve inserir os dados pessoais solicitados: Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e nome completo da mãe. Caso a pessoa não saiba seu NIS, a ID Jovem oferece a ferramenta Localizar NIS, onde é necessário informar nome completo e outras duas informações solicitadas.
Atenção: Os dados informados para tirar a ID Jovem e localizar NIS devem ser idênticos aos registrados no Cadastro Único. Se houver alguma divergência nos dados, a pessoa deve procurar a gestão municipal para corrigir, no Cadastro Único, os erros identificados.
É importante ressaltar que a atualização da base de dados do programa ocorre mensalmente, geralmente no terceiro final de semana do mês. Portanto, a pessoa que fizer sua inscrição ou atualização no Cadastro Único deverá aguardar até 30 dias para emitir sua ID Jovem pelo aplicativo ou pelo site.
Após a emissão da Identidade Jovem, que é um documento virtual, o cartão terá validade de 30 dias. Terminada a validade, será necessário emitir novo cartão, por meio do site ou do apl icativo do programa, momento em que os requisitos para ser beneficiário da ID Jovem serão verificados novamente.
A emissão da Identidade Jovem não será realizada pelas gestões municipais do Cadastro Único nem pelos equipamentos da assistência social, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Todo o processo de solicitação, verificação das condições para participar do programa e emissão do cartão virtual serão realizados online, através do site ou do aplicativo para smartphones da ID Jovem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno