Moradores do Brejo Santana recebem Palestra sobre o Programa “Cisternas”

brejo2Em reunião com moradores da comunidade Brejo Santana, representantes da empresa AB Minas realizaram uma palestra para explicar como funciona o Programa Cisternas, do governo federal, que contempla moradores de zonas rurais que sofrem com os problemas causados pela falta de água, com cisternas de placas para captação de água das chuvas.
O encontro contou com a presença do Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Gilmar Alves de Barros, que informou aos presentes que será oferecida uma captação para alguns moradores.
Desta forma os mesmos serão contratados para realizarem as instalações, garantindo assim, renda para a localidade. Gilmar falou ainda que o trabalho está sendo realizado em toda a zona rural do município.
brejo1Quem também esteve presente na reunião, foi a prefeita, Dra. Nivea Maria. Para ela, a iniciativa vai mudar a vida de muitas famílias que não tem alternativas para sanar o problema da seca.
“Nosso município, assim como toda a região do norte de Minas, é carente de água. Mas, temos lutado desde o início de nossa administração para trazer esse e outros benefícios ao nosso município.” Disse Nivea.
De acordo com o secretário Gilmar, a ação garante a melhoria de vida para a população que enfrenta a escassez de água. Disse ainda que sua secretaria, junto com a administração, tem trabalhando para conseguir outras tecnologias que ajude os moradores das comunidades a solucionar o problema. Gilmar e a prefeita informaram que um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão está previsto para o produtor rural.
A captação da água
O abastecimento dos reservatórios ocorre durante os períodos de chuva: a água que escorre do telhado da casa é conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com os cuidados básicos, que são comunicados aos beneficiados em capacitação específica, a água é própria para saciar a sede e para o preparo de alimentos, além das necessidades diárias de uma casa.
O programa Água para Todos visa à universalização do acesso à água para consumo humano e para a produção agrícola e alimentar em áreas rurais que vivenciam a situação de escassez hídrica, no Norte e Nordeste de Minas Gerais. Além das cisternas e pequenas barragens, o programa também conta com outras tecnologias, como barreiros e sistemas coletivos de abastecimento de água.
Rildo Madureira - AssCom Prefeitura de Itacarambi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno